Quem Somos


O Centro Barriguda - Centro de Desenvolvimento Socioambiental é uma Organização Social Civil de Interesse Público, fundada em 2006 no município de Lapão (BA). Com o foco da sua atuação no Território de Irecê e no Semiárido baiano, o Centro Barriguda tem como finalidade primeira  promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, em bases sustentáveis, das áreas onde atua. Buscando sempree aprimorar os mecanismos de controle social das políticas públicas, melhorar a qualidade de vida da população, e respeitar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.

Com mais de seis anos de atuação, o Centro Barriguda exerce um importante papel de articulação e promoção do desenvolvimento socioambiental e no fortalecimento do controle social das políticas públicas nos níveis local e territorial. 

História

No ano de 2005 um grupo de ativistas, lideranças políticas e comunitárias de diversos setores sociais (igrejas católica e evangélica, pastoral, associações comunitárias) do município de Lapão em várias reuniões entendeu a necessidade de se constituir uma entidade sem fins lucrativos, que fosse capaz de reunir estas diversas representações e transformar os desejos e necessidades da sociedade em projetos viáveis de resolução dos problemas sociais do município.

Em abril de 2006 foi criado de forma legal perante a legislação brasileira a OSCIP Lapão Forte – Organização Social Civil de Interesse Público Lapão Forte, cujo objetivo estava definido em seu estatuto social da seguinte maneira: “A Associação Lapão Forte é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída por tempo indeterminado, organizada e qualificada como Organização Associativa Civil de Interesse Publico nos termos da lei Nº 9.790/99, sem fins econômicos de caráter filantrópico, assistencial, promocional recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que ela se associarem, independente de classe social, nacionalidade, sexo raça, cor ou crença religiosa”.

Até 2011 a OSCIP Lapão Forte mantinha sua sede administrativa no município de Lapão. Foi nessa época que se começaram a construir as primeiras e  importantes parcerias e realizações da Entidade. A articulação do grupo de cidadania do município, fiscalizando as contas municipais; A participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável – CMDRS; O fortalecimento das associações de produtores rurais; A participação na Comissão Municipal da ASA – Articulação do Semiárido e na Comissão Municipal do Programa Sertão Produtivo. Tudo isso, fortaleceu a trajetória da Instituição na busca por fortalecer os processos de experimentação, inovação e disseminação de práticas de controle social de políticas públicas, práticas agroecológicas de convivência com o Semiárido, de segurança alimentar, geração de renda e de gestão organizacional.

Neste período o Centro Barriguda contou com a parceria de diversas instituições buscando a promoção do desenvolvimento social e ambiental. São dessa as parcerias com importantes Instiuiçoes Locais como a Pastoral da Criança e do Adolescente; a Igreja e Escola Presbiteriana de Lapão; a Associação de agricultores familiares do distrito de Belo Campo; as Associações de comunidades quilombolas de Lagoa de Galdêncio e Fazenda Gonzaga; o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável; a Comissão Municipal da ASA (Articulação do Semiárido) e a equipe da Campanha “Quem não deve não teme” – campanha estadual de controle social de políticas públicas, da qual o Centro Barriguda foi articulador local...

Em 2011 a assembleia geral da instituição identificou a necessidade da OSCIP Lapão Forte, mudar seu nome e sua sede administrativa. Assim, toda a diretoria, conselho fiscal e demais membros aprovaram a mudança que culminou na ideia atual da razão social da instituição – que passou, depois de muito diálogo entre os seus membros a ser denominado, Barriguda – Centro de Desenvolvimento Socioambiental e sua sede passou a ser o município de Irecê, (polo político, geográfico e administrativo do Território).

Assim, é com essa trajetória histórica que  o Centro Barriguda atua de forma incisiva na proposição e articulação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, fortalecendo e ampliando a gestão das políticas públicas.

Hoje a Entidade atua de forma mais sólida dentro das diversas ações territoriais e, por meio da Política de Desenvolvimento Territorial, consegue difundir práticas bem sucedidas de conquista da cidadania e de convivência com o Semiárido, a exemplo da fiscalização das contas públicas e das cisternas de captação de água de chuva a partir do P1MC e Projeto Cisternas: água para consumo humano e produção no semiárido baiano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Barriguda - Centro de Desenvolvimento Socioambiental © 2012 | Criado e editado por Henrique Oliveira | Designed by Cheap TVS, in collaboration with Vegan Breakfast, Royalty Free Images and Live Cricket Score