O Centro de Desenvolvimento Socioambiental Barriguda reuniu, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do Município de Palmeiras (BA), diversas lideranças e parceiros institucionais. O Encontro, que objetivou discutir a execução do Projeto “Mais água”, discutiu os primeiros passos do trabalho social que a organização começa a viabilizar nos Territórios da Chapada diamantina e Vale do Jequiriçá, na Bahia.
Além de sócios do próprio STR, o encontro reuniu representantes das associações de agricultores familiares, lideranças religiosas, e representantes da sociedade civil e poder público, para debater aspectos da atuação do Centro Barriguda para conduzir esse projeto que implementará, até junho de 2014, 751 tecnologias sociais de captação e uso da água da chuva para a convivência com o Semiárido. Dentre as quais pode-se destacar as cisternas de produção, os barreiros trincheira e os quintais produtivos...
Segundo a Coordenação do Centro, um aspecto importante do Projeto, será o fato de que a chegada dessas tecnologias é sempre acompanhada por um elaborado processo de mobilização, seleção e capacitação dos beneficiários. Ao todo serão 885 famílias (cerca de 1770 pessoas) mobilizadas e capacitadas em convivência com o Semiárido, gerenciamento de água para produção, segurança alimentar e nutricional, além da capacitação em produção agroecológica.
Para o Coordenador do Centro Barriguda, Gutierres Gaspar, a participação da sociedade civil e poder público na implementação do projeto fortalece ainda mais o controle social das políticas públicas. “A Barriguda, que é entidade filiada à ASA, tem se preocupado em articular a sociedade civil e poder público com o objetivo de definir comunidades e famílias seguindo os critérios definidos pelos nossos parceiros e financiadores”, afirmou Gaspar.
Após as reuniões de mobilização / sensibilização a equipe técnica da Barriguda iniciará as outras etapas do projeto que, além das construções das tecnologias, prevê a realização de 4425 visitas técnicas ás famílias a realização de quatro grandes intercâmbios de experiência.
A expectativa é que, ao final do Projeto, a barriguda atinja sua missão de ajudar a promover o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental em bases sustentáveis das área onde atua...
0 comentários:
Postar um comentário